terça-feira, 6 de março de 2012

Biosfera, vida e organização biológica

O diâmetro da Terra é de aproximadamente 13 000 km. A vida, entretanto, se desenvolve no planeta dentro de uma faixa de espessura situada em torno de 17 a 18 Km, que abrange o limite compreendido desde as mais altas montanhas até os profundos abismos oceânicos, onde seres vivos podem se instalar. Essa película finíssima - se comparada ao diâmetro da Terra - , em que a vida se desenvolve, é denominada biosfera [ do grego bios, 'vida'; sphaêra, 'esfera']. ( Paulino, Wilson R.; Biologia Atual - 1ª Edição; Editora Ática)

# Biosfera:

De maneira simples, podemos entender como a porção da Terra biologicamente habitada. É nessa película delicada que vivemos todos nós, seres vivos deste planeta, viajando pelo espaço celeste a uma velocidade média de 30km/s. Essa "esfera de vida", por si só, constitui um convite para nossa reflexão, e a compreensão dos componentes desse imenso "organismo" deverá contribuir para o desenvolvimento de uma mentalidade de respeito pela vida, passo indispensável para a preservação dos mais diversos ambientes que compõem a biosfera e para uma integração cada vez maior dos seres humanos com a natureza. ( Paulino, Wilson R.; Biologia Atual - 1ª Edição; Editora Ática)

# Níveis de Organização em Biologia:

Existem vários níveis de organização entre os seres vivos, começando pelos átomos e terminando com a Biosfera. Cada um dos níveis abaixo é motivo de estudo para os biólogos.

º Átomos e Moléculas:

Os átomos formam toda a matéria que existe. São unidos através de ligações químicas, quando unidos formam as moléculas, desde as mais simples (como a água - H2O) até as mais complexas (como proteínas). A matéria viva é principalmente formada pelos átomos de Carbono (C); Hidrogênio (H); Oxigênio (O) e Nitrogênio (N).

º Organelas e Células:

As organelas são estruturas presente no interior da células e desempenham funções específicas. São formadas a partir da união de várias moléculas. A célula é a unidade básica da vida, existem vários tipos de células, cada uma com funções específicas.

º Tecidos: 

Grupo de células igualmente diferenciadas, de origem comum e que desempenham uma determinada função num organismo. Estão presentes em algum organismos multicelulares como plantas e animais. O ramo da biologia que estuda os tecidos é denominado histologia.

º Órgãos: 

Os tecidos se organizam e unem-se formando os órgãos. São formados por vários tipos de tecidos. Exemplo, os ossos são formados por tecido ósseo, sanguíneo e nervoso.

º Sistemas: 

Os sistemas são formados pela união de vários órgãos, que trabalham em conjunto para desempenhar uma determinada função corporal.

º Organismo: 

O conjunto de todos os sistemas formam um organismo, que pode ser uma pessoa, uma planta, uma ave, etc.

º População:

Grupo de indivíduos da mesma espécie que vivem numa determinada área, na mesma unidade de tempo. 

º Comunidade:

Conjunto de populações diferentes que se acham instaladas numa determinada área. 

º Ecossistema:

Unidade natural formada por componentes vivos e não-vivos (temperatura, luminosidade,umidade e componente químicos), que, num determinado ambiente, trocam energia e matéria. Os componentes vivos são os fatores bióticos e os não vivos os fatores abióticos.

º Biosfera:

Conjunto de todos os ecossistemas do planeta. Compreende a porção da Terra biologicamente habitada. 



Esquema dos níveis de organização dos seres vivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário